Atenção Primária à Saúde: o que é?

Atenção Primária à Saúde: o que é?

atenção primária à saúde

É preciso manter sua saúde em dia para que você possa desfrutar de uma vida longa e prazerosa, e para que isso aconteça, é necessário cuidados contínuos e a Atenção Primária à Saúde é o maior aliado na busca pela qualidade de vida.  

Nesse artigo, abordaremos o conceito da atenção primária à saúde (APS) e para que ela serve, além de mostrar os benefícios que ela pode trazer para a sua vida e como ajuda a melhorar a qualidade dos serviços de saúde na sua empresa. 

Conceito de Atenção Primária à Saúde

A atenção primária à saúde, conhecida pela sigla APS, é um combinado de ações que buscam organizar o atendimento médico para acolher grande parte das necessidades de forma sistematizada e contínua de uma região. 

Esse conjunto de ações envolve a promoção e prevenção da saúde das pessoas, bem como o tratamento de doenças e cuidados paliativos, tendo como objetivo cuidar dos indivíduos, em vez de só tratar condições especiais ou curar doenças. 

A atenção primária à saúde costuma ser o ponto de partida do contato com o profissional médico, oferecendo um atendimento mais abrangente, com o contato mais próximo do cotidiano dos indivíduos, famílias ou da comunidade.  

 Qual é o seu propósito? 

A APS tem muito propósitos como atenção ao primeiro contato com o indivíduo (acessibilidade), continuidade no atendimento, integralidade do serviço e integração dos cuidados.  

Além dos atributos acima, ela também trabalha com integração de promoção e prevenção a saúde das pessoas, fazendo com que os indivíduos tenham acesso a informações sobre doenças e de como se prevenir delas, reduzindo os danos. 

Benefícios da Atenção Primária à Saúde

A APS é muito importante, pois através dela é possível: 

  • Oferecer serviços médicos e atendimentos acessíveis e abrangentes para 80% a 90% das necessidades de saúde da pessoa durante sua vida; 
  • Seu cuidado contínuo e suas ações de promoção e prevenção à saúde reduzem gastos hospitalares;
  • Aumento da segurança sanitária e auxilia na prevenção à saúde, como pandemias e muitas outras. 

Vantagens para sua empresa

Muitas empresas têm optado pela implementação de clínicas APS a seus funcionários pelas diversas vantagens que elas trazem não somente às pessoas que trabalham para você, como para a sua empresa. Confira: 

  • Permite cuidados contínuos que mantém a saúde do seu funcionário em dia; 
  • Aumenta a qualidade de vida dos colaboradores;
  • Reduz a falta no trabalho em razão de problemas de saúde; 
  • Aumenta o desempenho de seus funcionários e a aprimora a qualidade de entrega dos serviços oferecidos aos seus clientes; 
  • Oferece uma equipe multidisciplinar; enfermagem, médicos generalistas, especialistas e de família a seus colaboradores; 
  • Adoção de ações de promoção à saúde para os colaboradores; 
  • Avaliação do percurso de cuidado com elementos de VBHC;
  • Monitoramento das pessoas com doenças crônicas;
  • Tecnologia a serviço da saúde, com sistemas 100% seguros e compatíveis com a LGPD e muitas outras.

Tudo isso te ajuda a conservar o seu quadro de funcionários com mais saúde e também reduzir custos desnecessários uma vez que você cuida de perto.  

Como inserir a Atenção Primária à Saúde na sua empresa 

Com as diversas vantagens e benefícios que a aplicação da atenção primária à saúde traz para seus colaboradores e a sua empresa, não há motivos para você não aderir ao seu negócio. Quanto ao tamanho da empresa não é um problema visto que você pode ter a versão digital da Clínica de APS para seu conforto e melhor desempenho. 

Quer saber como inserir uma Clínica de Atenção Primária à Saúde em sua empresa? Entre em contato com a AsQ para encontrar a solução ideal para o seu negócio. 

@asqnasredes

Compartilhe esse post!

Últimas postagens...

Siga-nos nas redes!