A importância do compliance para a gestão

Publicado em:
Em: News
Importancia do Compliance

Índice

Compliance diz muito a respeito da adoção de boas práticas de gestão. O termo é muito citado quando se fala de procedimentos de combate à corrupção, mas vai muito além disso. Está relacionado à gestão de riscos e à adoção de ações éticas e responsáveis, o que impacta em todas as pessoas e atividades da empresa.

O que uma empresa ganha ao investir em compliance?

Quando um sistema de compliance é implantado, o objetivo é operar em conformidade com normas internas e externas. Balizam esse trabalho tanto a legislação quanto os objetivos estratégicos da companhia e os padrões de qualidade, por exemplo. Por isso, é possível dizer que o compliance apoia as empresas a atuarem de forma mais coerente. Ao estabelecer diretrizes técnicas e éticas claras, apoia-se a gestão de riscos e evitam-se os atalhos e os “jeitinhos” que nem sempre estão em conformidade com as normas e que põem em risco a organização e as pessoas que a compõem.

Porém, de nada adianta conhecer a legislação e estabelecer diretrizes se não houver uma cultura organizacional que apoie as boas práticas. É preciso conhecer as práticas e processos existentes e como isso se dá no dia a dia das pessoas e da empresa. Além disso, o comportamento de mercado, a forma de negociação no setor e demais elementos são fundamentais.

É importante ressaltar que, na prática, o compliance vai muito além de um conjunto de regras. Uma boa explicação, o relacionamento educado entre as pessoas e áreas, a proatividade, a comunicação regular, a liderança conquistada e não imposta, entre outros atributos, constituem fatores críticos para o seu sucesso.

Práticas de compliance aliadas a boas práticas de gestão melhoram as estratégias, ajudam a antecipar (e evitar) problemas futuros. Além disso, contribuem para a integração entre departamentos uma vez que compliance têm mais impacto e apresentam melhores resultados quando funcionam de forma holística e sistêmica com a gestão.

O compliance valoriza a empresa

Uma pesquisa da Finance Corporation, de 2010, apontou que 93% dos investidores aceitariam pagar até 20% a mais pelas ações de empresas que apresentassem um grau elevado de transparência e governança, com conselhos independentes, respeito a acionistas minoritários e outras características relacionadas. Ou seja, além de impactar positivamente a sociedade e evitar riscos desnecessários, as atividades de compliance ajudam a valorizar a empresa.

O compliance ajuda a construir pilares sólidos para a reputação da marca, desde que aplicados com seriedade e autenticidade. São estimulados comportamentos éticos e profissionais, o que torna o negócio menos suscetível a improvisos em momentos de crise.

A transformação acontece de dentro para fora, a partir de uma mudança cultural que passa por todos os colaboradores e se manifesta para o mercado em forma de boas práticas que são reconhecidas. Por isso, implementar a estratégia de compliance e fazer com que esta seja aplicada transversalmente em todos os processos da empresa é do interesse de todos.

A AsQ investe em compliance junto a Compliance Total

Um dos valores da AsQ é que seus colaboradores sejam Determinados pela Excelência e tem uma cultura organizacional e estrutura de governança voltadas para as boas práticas de mercado. Desde a sua fundação já tem em funcionamento o comitê de ética, código de conduta e um canal de denúncias implantado.

Para apoiar este importante pilar e fortalecer a cultura organizacional, a AsQ se uniu à Compliance Total em um Mentoring CT para fazer com que comportamentos éticos, imparciais, honestos e transparentes dentro da companhia e em favor da sociedade continuem sendo nossa rotina. Nossos objetivos com o sistema de compliance são:

  • Promover uma cultura de ética;
  • Identificar e mitigar os riscos;
  • Assegurar que todos os nossos processos sejam anticorrupção;
  • Monitorar continuamente nossas práticas e as dos nossos parceiros;
  • Garantir um canal seguro e transparente para denúncias;
  • Gerar bem estar e segurança para os nossos colaboradores;
  • Aumentar o orgulho das pessoas em trabalhar na empresa e;
  • Melhorar o clima organizacional.

Esse direcionamento permitirá gerar valor, transparência e integridade e irá auxiliar na sustentabilidade dos negócios, sempre de forma ética e segura, refletindo positivamente junto a todos os players da AsQ.

E-book para os primeiros passos em compliance

A Compliance Total é a parceira estratégica da AsQ neste processo. Dentre os materiais que a Compliance Total disponibiliza, está um e-book “Guia para o Compliance Officer recém-empossado”, que apoia pessoas e empresas a compreender como se dão os primeiros passos rumo a uma gestão mais ética e comprometida. É recomendado para todos aqueles que estão diante de desafios na área.

O Compliance pode trazer uma contribuição muito valiosa para a sua empresa e todas as partes interessadas, como funcionários, clientes e sociedade. Portanto, quanto mais pessoas e empresas bem sucedidas na aplicação de boas estratégias de compliance, melhor para todos.

01 Img Banner Inferior Compliance Total

Compartilhe esse post!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no skype
Compartilhar no reddit
Compartilhar no pinterest

Assine nossa

Newsletter!

Veja os

Destaques

A enfermagem no cuidado integral à saúde
A enfermagem no cuidado integral à saúde
Cláudia Conserva, Diretora de Gente e Gestão da AsQ
Valorização do Colaborador e as ações da AsQ em Gestão de Pessoas.
AsQ Talks 01- A fórmula do sucesso do Grupo Boticário na gestão de saúde do colaborador
Grupo Boticário na gestão de saúde do colaborador - AsQ Talks 01

Siga-nos nas

Redes!