Qualidade das entregas começa com a saúde dos colaboradores

Qualidade das entregas começa com a saúde dos colaboradores

Investir em saúde para melhorar as entregas

Em um cenário competitivo, as empresas buscam excelência em tudo o que fazem. Para além de gestão estratégica, planejamento, metas e logística, existe algo que exerce uma gigantesca influência na qualidade das entregas e que nem sempre é lembrado: a saúde dos colaboradores.

Existem muitos benefícios em cuidar da saúde da equipe. Alguns deles são a prevenção de doenças, menos afastamentos de funcionários, redução do risco de multas e processos trabalhistas. Mas é preciso lembrar também que profissionais saudáveis têm mais disposição para realizarem suas tarefas. Isso se traduz em atendimentos, serviços e/ou produtos com mais qualidade.

Cuidar da saúde é dar as melhores condições para que as pessoas possam se desenvolver e trabalhar de forma adequada. Isso passa pela infraestrutura, com investimento em ergonomia e ferramentas de trabalho adequadas, oferecendo um ambiente confortável e seguro, mas também com a oferta de acesso a serviços de saúde.

Cuidado à saúde do colaborador: uma contribuição para a sociedade

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) cerca de 45% da população mundial compõe a força de trabalho. É importante pensar na saúde neste contexto não só pela quantidade expressiva de pessoas que nele se encontram, mas também pela sua relevância. É o trabalho desta parcela da população que sustenta a base econômica e material da nossa sociedade, assim como a subsistência das empresas.

Ainda de acordo com a OMS, os desafios para a saúde do trabalho atualmente estão ligados às novas tecnologias de informação e automação, novas substâncias químicas, riscos de saúde associados a novas biotecnologias, envelhecimento da população trabalhadora e especificidades de grupos vulneráveis, como pessoas com doenças crônicas.

Cuidar da saúde do trabalhador e garantir um ambiente de trabalho saudável são bem individuais e comunitários. Dar acesso a benefícios de saúde é uma estratégia que contribui positivamente para a produtividade, para a qualidade dos produtos, motivação e satisfação no trabalho. Assim, a empresa presta uma contribuição para a melhoria geral na qualidade de vida dos indivíduos e da sociedade como um todo.

Com os clientes cada vez mais conscientes em relação ao seu consumo, cuidar da saúde dos colaboradores é uma questão prática e ética.

Adoecimento e o trabalho

Você sabia que 70% da população brasileira já apresentou algum sintoma relacionado ao estresse? O que é ainda mais preocupante é que 69% afirmam que o trabalho foi o principal causador, de acordo com a Associação Internacional de Gerenciamento de Estresse (Isma Brasil). O reflexo desse número é uma queda na produtividade e na qualidade do trabalho, com alto índice de afastamentos e a rotatividade batendo recordes.

As pessoas passam boa parte de suas vidas no trabalho e dedicam boa parte de suas horas aos objetivos das empresas. Então, essas passam a ser corresponsáveis pela saúde física e mental de seus colaboradores. Especialmente porque priorizar a saúde impacta diretamente no engajamento dos colaboradores, na construção de um ambiente mais produtivo e na qualidade que as equipes entregam aos clientes.

Saúde, retenção de talentos e manutenção da qualidade

A colaboração de bons profissionais é essencial para manter a qualidade de um serviço ou produto. Com a alta rotatividade há prejuízo para o clima laboral, é gasto mais tempo e recursos com recrutamento, seleção e treinamento de pessoas. Além disso, o restante da equipe pode se sentir desmotivada, há comprometimento da empresa como um bom lugar para trabalhar, entre outros fatores que podem fazer com que a qualidade das entregas diminuam.

Questões relacionadas à saúde dos colaboradores (como estresse e sobrecarga de trabalho) e também à cultura da empresa (como desconfiança em relação às lideranças) estão entre os fatores que influenciam alta rotatividade. A retenção de talentos busca mitigar estes problemas, com ações de valorização e que demonstrem na prática as vantagens de trabalhar naquele local.

Dentre as atitudes que podem ser adotadas para a retenção de talentos e para manter a qualidade das entregas está o cuidado à saúde do colaborador. Benefícios relacionados à saúde contribuem diretamente para qualidade de vida, além de fazerem com que as pessoas sintam que têm o suporte adequado e que colaboram para uma empresa que se preocupa com o seu desenvolvimento.

É um diferencial competitivo oferecer um plano de saúde entre os benefícios da empresa. Mas não só. Também é válido investir em outras estratégias individuais e coletivas de promoção do bem-estar, como grupos para prática de atividade física.

Saúde vai muito além da ausência de doenças

A AsQ apoia empresas na transformação das organizações. Cuidamos da saúde dos seus colaboradores de forma integral e personalizada, porque somos incansáveis por uma saúde melhor.

Temos soluções que levam em consideração seis eixos de qualidade de vida no trabalho: a saúde física, intelectual, profissional, emocional, espiritual e social. Trabalhamos para diminuir custos com saúde nas empresas, melhorar a saúde de seus colaboradores, diminuir o absenteísmo e cocriar as soluções que a sua empresa precisa para manter o bem-estar das pessoas e continuar entregando o melhor para os clientes.

Entre em contato com a AsQ para mais saúde na empresa

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