Ações para sua empresa inovar no “Outubro Rosa”.

Ações para sua empresa inovar no “Outubro Rosa”.

ações outubro rosa

Com certeza você já ouviu falar na campanha de prevenção do câncer de mama, conhecida como “Outubro Rosa”, certo?

Mas você sabe como e quando surgiu essa campanha?

No Brasil, a campanha só ganhou força nos anos 2000 quando grandes marcas resolveram aderir ao movimento, porém o “Outubro Rosa” como conhecemos iniciou 20 anos antes, em 1982 para sermos exato, nos Estados Unidos quando uma paciente, faleceu, e sua irmã, para homenageá-la, decidiu criar uma corrida para alertar outras mulheres sobre os riscos e a prevenção da doença.

O câncer de mama é o tumor que mais atinge mulheres no mundo, correspondendo a 28% de novos casos da doença a cada ano. Em 2020, no Brasil, conforme dados do Instituto Nacional do Câncer, foram 66 mil casos com uma taxa de mortalidade de quase 27%.

Segundo o INCA, o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura para quase 95% e além disso, é possível reduzir em 28% o risco de desenvolver o câncer de mama a partir de alguns hábitos diários, como:

  • Praticar atividade física;
  • Alimentar-se de forma saudável;
  • Não fumar;
  • Manter-se no peso adequado;
  • Não ingerir bebidas alcoólicas;
  • Evitar uso de hormônios sintéticos;

Lendo os hábitos, parece tão simples, não é mesmo?

É só se alimentar de forma saudável, é só não fumar, é só não beber, infelizmente não “é só”. Sabemos que com a vida agitada e estressante que a maioria leva é bem difícil manter todos esses hábitos saudáveis por muito tempo.

Porém, ter todos esses hábitos em dia, com certeza, farão qualquer um se sentir mais disposto, mais produtivo, e em se tratando do âmbito profissional significa: menos turnover, menos absenteísmo e mais resultados para a empresa.

Então você, enquanto Organização, tem o dever de estimular seus colaboradores a terem hábitos mais saudáveis, tanto pela sua responsabilidade social quanto para obter melhores resultados na sua empresa.

Se você leu até aqui percebeu que a campanha de conscientização do “Outubro Rosa” está diretamente relacionada à hábitos saudáveis que consequentemente gerarão resultados positivos para a saúde dos seus colaboradores e para a sua empresa, correto?

E afinal, quais ações você pode fazer para unir o útil ao agradável, inovar e ainda ganhar visibilidade para a sua marca?

Ações para realizar durante o Outubro Rosa

1 – Ajude uma ONG que apoie a causa – além de arrecadar itens de extrema necessidade e/ou verba para ajudar financeiramente, você pode promover encontro de mulheres que enfrentaram ou estão enfrentando a doença para que elas sejam rede de apoio umas das outras.

2 – Promova corridas ao longo do ano para arrecadação (de dinheiro ou itens de necessidade básica) e também incentivar as pessoas (e os seus colaboradores) a terem o hábito do exercício físico.

3 – Faça uma campanha nas suas redes sociais e divulgue depoimentos de mulheres que enfrentaram ou estão enfrentando a doença.

4 – Faça lives no seu perfil do Instagram com profissionais da área.

5 – Organize um evento com ciclos de palestras para abordar o tema, procure por parceiros tanto para palestrar quanto para disponibilizar um coffe break de socialização.

6 –  Decore a empresa de forma chamativa e bonita.

7 – Distribua brindes criativos de conscientização.

8  – Faça sorteios.

Gostou das ideias?

Aproveita e encaminha esse texto sobre Outubro Rosa para o seu RH, para inspirá-lo a realizar algumas ações na empresa em que vocês trabalham. Essas ações, com certeza, trarão resultados positivos e contribuirão para o bem estar de todos!

Siga a ASQ no Instagram, lá temos diversos conteúdos relevantes e atualizados na área da saúde, bem estar e gestão.

@asqnasredes

Compartilhe esse post!

Últimas postagens...

Siga-nos nas redes!