Com certeza você já ouviu falar na campanha de prevenção do câncer de mama, conhecida como “Outubro Rosa”, certo?
Mas você sabe como e quando surgiu essa campanha?
No Brasil, a campanha só ganhou força nos anos 2000 quando grandes marcas resolveram aderir ao movimento, porém o “Outubro Rosa” como conhecemos iniciou 20 anos antes, em 1982 para sermos exato, nos Estados Unidos quando uma paciente, faleceu, e sua irmã, para homenageá-la, decidiu criar uma corrida para alertar outras mulheres sobre os riscos e a prevenção da doença.
O câncer de mama é o tumor que mais atinge mulheres no mundo, correspondendo a 28% de novos casos da doença a cada ano. Em 2020, no Brasil, conforme dados do Instituto Nacional do Câncer, foram 66 mil casos com uma taxa de mortalidade de quase 27%.
Segundo o INCA, o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura para quase 95% e além disso, é possível reduzir em 28% o risco de desenvolver o câncer de mama a partir de alguns hábitos diários, como:
- Praticar atividade física;
- Alimentar-se de forma saudável;
- Não fumar;
- Manter-se no peso adequado;
- Não ingerir bebidas alcoólicas;
- Evitar uso de hormônios sintéticos;
Lendo os hábitos, parece tão simples, não é mesmo?
É só se alimentar de forma saudável, é só não fumar, é só não beber, infelizmente não “é só”. Sabemos que com a vida agitada e estressante que a maioria leva é bem difícil manter todos esses hábitos saudáveis por muito tempo.
Porém, ter todos esses hábitos em dia, com certeza, farão qualquer um se sentir mais disposto, mais produtivo, e em se tratando do âmbito profissional significa: menos turnover, menos absenteísmo e mais resultados para a empresa.
Então você, enquanto Organização, tem o dever de estimular seus colaboradores a terem hábitos mais saudáveis, tanto pela sua responsabilidade social quanto para obter melhores resultados na sua empresa.
Se você leu até aqui percebeu que a campanha de conscientização do “Outubro Rosa” está diretamente relacionada à hábitos saudáveis que consequentemente gerarão resultados positivos para a saúde dos seus colaboradores e para a sua empresa, correto?
E afinal, quais ações você pode fazer para unir o útil ao agradável, inovar e ainda ganhar visibilidade para a sua marca?
Ações para realizar durante o Outubro Rosa
1 – Ajude uma ONG que apoie a causa – além de arrecadar itens de extrema necessidade e/ou verba para ajudar financeiramente, você pode promover encontro de mulheres que enfrentaram ou estão enfrentando a doença para que elas sejam rede de apoio umas das outras.
2 – Promova corridas ao longo do ano para arrecadação (de dinheiro ou itens de necessidade básica) e também incentivar as pessoas (e os seus colaboradores) a terem o hábito do exercício físico.
3 – Faça uma campanha nas suas redes sociais e divulgue depoimentos de mulheres que enfrentaram ou estão enfrentando a doença.
4 – Faça lives no seu perfil do Instagram com profissionais da área.
5 – Organize um evento com ciclos de palestras para abordar o tema, procure por parceiros tanto para palestrar quanto para disponibilizar um coffe break de socialização.
6 – Decore a empresa de forma chamativa e bonita.
7 – Distribua brindes criativos de conscientização.
8 – Faça sorteios.
Gostou das ideias?
Aproveita e encaminha esse texto sobre Outubro Rosa para o seu RH, para inspirá-lo a realizar algumas ações na empresa em que vocês trabalham. Essas ações, com certeza, trarão resultados positivos e contribuirão para o bem estar de todos!
Siga a ASQ no Instagram, lá temos diversos conteúdos relevantes e atualizados na área da saúde, bem estar e gestão.