14% dos pacientes internados contraem infecções hospitalares: como evitar eventos adversos

14% dos pacientes internados contraem infecções hospitalares: como evitar eventos adversos

Gestão de pacientes internados da AsQ. Cuidado Beira Leito

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), mostram a importância de dar atenção para essa questão, A cada 100 pacientes internados14 contraem infecções hospitalares. Anualmente, ocorrem cerca de 134 milhões de eventos adversos, ocasionando 2,6 milhões de mortes.

De acordo com o Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS), apenas em 2017, os eventos adversos foram responsáveis por consumirem R$ 10,6 bilhões apenas do sistema de saúde privado brasileiro.

Com o objetivo de melhorar esse cenário, os especialistas da Gestão do Paciente Internado da AsQ, monitoram o percurso dos paciente, gerenciando desde a internação até a alta. A prática ajuda a reduzir o tempo de hospitalização, os eventos adversos e o custo médio das internações.Em três meses, conseguimos R$ 37.240.988 de custo evitado (saving) com o serviço de Gestão do Paciente Internado, em três clientes.  

Pacientes Internados, como a AsQ atua nesta gestão.

As equipes multidisciplinares de saúde , enfermeiros, médicos e outros profissionais capacitados, ficam atentas aos requisitos de segurança que garantem uma recuperação com foco no cuidado do paciente, evitando eventos que possam causar danos ao paciente. Com a equipe atenta aos pacientes, a melhora da qualidade assistencial fica evidente, uma vez que se diminui os riscos de quedas e lesões, por exemplo.

Um estudo realizado em hospitais americanos mostrou que 25% dos pacientes que sofreram eventos adversos, acabam sendo reinternados. Com os cuidados seguros em saúde, a chance de reinternação diminui consideravelmente e os gastos com desperdícios também.

Os profissionais asseguram que as 6 metas internacionais para a segurança do paciente sejam cumpridas. São elas: Identificação correta do paciente; Comunicação efetiva; Prescrição correta e segura de medicamentos; Cirurgia segura; Cuidados para evitar a proliferação de infecções hospitalares; Prevenção máxima sobre danos resultantes de quedas.

Somente nos Estados Unidos, estima-se que o erro assistencial seja a terceira causa de morte no país, chegando a 400 mil óbitos por ano. Com a Gestão do Paciente Internado, isso pode ser evitado, com a diminuição dos eventos adversos, os pacientes podem receber alta hospitalar antes do previsto, implicando em redução de custos.

O maior diferencial é que os nossos profissionais acompanham o paciente no beira leito. Outro ponto é que essa aproximação faz com que nossos profissionais identifiquem possíveis eventos adversos, e por fim, essa equipe tem o olhar do todo tendo muito mais subsídios e possibilidade de negociar com o prestador a conta final do atendimento, porque acompanhamos todo o percurso, do inicio ao fim.

A AsQ produziu uma série de workshops com seus profissionais e também convidados, em um deles abordamos o tema da Gestão do Paciente Internado. Acompanhe aqui .

Para saber mais sobre o trabalho da AsQ clique no link que Gestão do Paciente Internado entraremos em contato.

Compartilhe esse post!

Últimas postagens...

Siga-nos nas redes!