Novembro é o mês dedicado a atenção à saúde do homem.

Novembro é o mês dedicado a atenção à saúde do homem.

Novembro Azul: Conscientização e prevenção para a saúde do homem.

O mês de novembro no Brasil, é dedicado à saúde do homem.

O gênero masculino se cuida menos, isso é um fato comprovado. Uma pesquisa feita pelo Ministério da Saúde, questionou sobre o motivo da não procura ao sistema de saúde. O resultado mostrou um dado importante, 47,6% dos homens, não têm o costume de cuidar da sua saúde.

Esse “costume” leva os homens a desenvolverem formas graves, por exemplo, do câncer de próstata. Chamar a atenção para essa questão, é o mote da Campanha de Novembro Azul, promovida pela Sociedade Brasileira de Urologia – Saúde também é papo de homem.

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Urologia, em 2021 serão diagnosticados mais de 65 mil novos casos de câncer de próstata. Mas se a doença for descoberta no início, terá chance de 90% de cura.

Além disso, a saúde do homem sofreu um grande impacto na pandemia. No painel de informações da SBU, dados inéditos do Ministério da Saúde, obtidos a pedido da Sociedade Brasileira de Urologia, mostram os números entre 2019 e 2020.

Houve uma redução de 21,5% das cirurgias para retirada da próstata por câncer na comparação entre 2019 e 2020.  A coleta de PSA e de biópsia da próstata, que junto com o exame de toque retal diagnosticam a doença, tiveram quedas na ordem de 27% e 21%, respectivamente. O número de consultas urológicas no SUS também caiu 33,5%. E as internações de pacientes com o diagnóstico da doença teve queda de 15,7%.

Saúde do Homem – Conscientizar e prevenir

Também pensando em contribuir para a disseminação de informação e conscientização dos homens sobre o cuidado com a saúde. A  AsQ promoveu um Podcast com o presidente eleito da Sociedade Brasileira de Urologia, para o biênio 2022-2023, Dr. Alfredo Felix Canalini, e com Everson Bertazo, enfermeiro especialista em Ciência do Bem-Estar pela PUC-RS e com atuação em serviços voltados ao modelo de Atenção Primária à Saúde nas iniciativas público e privada.

Dr. Alfredo, destacou, que atende a terceira geração de homens da mesma família com histórico de câncer de próstata. O urologista pontua, no entanto, que quando começou na carreira, os homens chegavam com um grau avançado de câncer, e que esse quadro tem se revertido. Primeiro pela cobrança das companheiras que exigem que os marido se cuidem, além disso, por uma nova consciência do homem sobre sua saúde.

O enfermeiro Everson Bertazo, que faz parte da Equipe Multiprofissional Atenção Integral à Saúde da AsQ,  aponta para um caminho de prevenção e atenção integral à saúde do homem. Segundo Everson, essa prática desenvolvida pela atenção primária à saúde cria mais situações oportunas para que a pessoa olhe para a saúde como um todo.

O impacto no setor produtivo

Estimular o homem a cuidar da sua saúde, também é um bom negócio para as empresas. Além de diminuir os casos de afastamentos contínuos, o colaborador mais feliz é 31% mais produtivo, 3 vezes mais criativo e rende 37% a mais em comparação com os demais. A AsQ, estimula que o local de trabalho não seja apenas um lugar de produtividade, mas também de atenção e cuidado às pessoas.

Neste sentido a AsQ desenvolve junto aos seus clientes, vários produtos que ajudam a cuidar da saúde do colaborador. Entre eles estão a Telemedicina, Clínicas de APS, Covid Monitor e Gestão do Cuidado. 

Compartilhe esse post!

Últimas postagens...

Siga-nos nas redes!