Blog

AsQMoveOn: APS e gestão com geração de Valor em Saúde

Publicado em:

Atenção Primária à Saúde (APS) na saúde suplementar é uma discussão que vem ocorrendo com mais frequência no Brasil e vem sendo fortemente impulsionada diante do cenário do setor, como um modelo que tende a apoiar muito em sua sustentabilidade. Vista por muitos como um modelo que pode modificar a assistência em nosso país para melhor, a APS tem o potencial de melhorar a sustentabilidade dos sistemas de saúde e apoiar no enfrentamento aos principais desafios do setor. As experiências, oportunidades e evidências que a APS têm para a gestão com geração de Valor em Saúde foram o tema do segundo webinar da série AsQMoveOn. Nossa mentora estratégica em VBHC (Cuidado em Saúde Baseado em Valor), Marcia Makdisse, mediou uma conversa entre Vilma Dias, nossa Diretora de Mercado e de Relações Institucionais, Anderson Mendes, presidente da UNIDAS – Autogestão em Saúde, e Paulo César Prado Jr., superintendente executivo responsável pelo relacionamento com a rede referenciada na Bradesco Saúde e Mediservice. A partir das experiência destes especialistas, trazemos aqui alguns insights.

APS para redesenhar o sistema de saúde

O modelo de APS pode ajudar a redesenhar o nosso sistema de saúde. Em vez de uma pirâmide, podemos pensar em uma rede capaz de proporcionar qualidade, organização e coordenação do cuidado para garantir a integralidade, ou seja, garantir que o sistema como um todo consiga dispor dos recursos que cada pessoa necessita para seu cuidado em saúde. Aliado a um trabalho de gestão de saúde populacional e estratificação de risco, a APS é capaz de responder com o que o beneficiário precisa, em que momento e o quanto isso irá custar. Assim, os tratamentos são mais assertivos e eficientes do que no modelo vigente, sendo que o cuidado está direcionado para atender a necessidade da condição de saúde da pessoa. Para engajar o beneficiário, cabe garantir que este terá acesso e cuidado planejado orientado para as suas necessidades, de acordo com a sua situação de saúde. Este cuidado coordenado ganha uma importante ferramenta de apoio: a tecnologia, tanto para o compartilhamento de informações entre os profissionais e serviços quanto para a obtenção de dados que irão orientar decisões, bem como interações com os beneficiários para melhor engajamento e orientação de saúde.

APS customizada para cada parceiro

Acreditamos e apostamos na APS. Nem todas as operadoras conseguem ter o próprio serviço e atuamos para viabilizar esta oferta de forma customizada para cada parceiro. Muitas pessoas ainda têm resistência com a atenção primária, buscando diretamente serviços de maior complexidade. Os últimos meses trouxeram lições e evidenciaram mudanças necessárias para os sistemas de saúde suplementar. Muitas delas já estão acontecendo, simplesmente porque os beneficiários mudaram sua forma de buscar acesso à saúde e experimentaram outras formas de cuidado, com uso da tecnologia. Acreditamos que uma boa gestão do cuidado é transformadora. Confiamos que a mudança de cultura virá quando as pessoas sentirem-se bem cuidadas, perceberem a qualidade e tiverem acesso a atendimentos resolutivos e organizados. A AsQ Saúde tem NPS na zona de excelência nos serviços que faz a gestão, resultado de tecnologia e equipes especializadas e incansáveis por uma saúde melhor.

O próximo webinar AsQMoveOn será sobre Gestão do Paciente Internado e acontece no dia 8 de outubro, às 18h30. As inscrições já estão abertas neste link.

Compartilhe esse post!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no skype
Compartilhar no reddit
Compartilhar no pinterest

Assine nossa

Newsletter!

Veja os

Destaques

Síndrome de Burnout
Burnout - Organização Mundial da Saúde muda a classificação da síndrome em 2022
Cuidados com a pele no verão
Cuidados com a pele devem ser redobrados no verão.
O médico de família também tem um dia em sua homenagem

Siga-nos nas

Redes!

Fale conosco!

Quer saber mais sobre as nossas soluções de acordo com a sua necessidade?