Blog

Diminuição da produtividade do colaborador? Veja como resolver

O sucesso do seu negócio depende da qualidade do produto que você coloca no mercado. Mas para que os seus produtos mantenham a qualidade, é necessário que o seu colaborador esteja satisfeito com o trabalho que desempenha e ainda tenha qualidade de vida dentro e fora da empresa. Cada vez mais cansado e com a saúde deixada de lado, é natural que o rendimento fique muito abaixo do esperado. Mas este não é um problema apenas na sua empresa. Um estudo realizado pela entidade The Conference Board, mostra que o Brasil ocupa o 77º lugar no ranking mundial de desempenho da produtividade. A produtividade brasileira corresponde a 25% da americana, o problema é que nos anos 90, o índice era o mesmo, ou seja, nada mudou.

 

Mas é possível mudar, e na maioria das vezes a resposta está na forma como sua empresa se comporta em relação à saúde dos colaboradores. Sobrecarga, pressão, troca constante de funcionários acaba gerando cansaço físico e mental, comprometendo a disposição de toda a equipe. Veja como resolver essas questões e trazer mais lucros para o seu negócio:

 

 

  • Telemedicina para encurtar distâncias

 

A rotina acaba nos deixando sem tempo para qualquer outra tarefa que não seja a de costume, com você é assim também? Aposto que sim. Com seu colaborador não é diferente, com tantas atividades para realizar, fica difícil sobrar um tempinho para o cuidado com a saúde, por isso, a telemedicina se tornou imprescindível para as empresas. Com ela é possível fazer tudo pelo celular, ou seja, marcar e realizar consultas com profissionais de saúde de onde quer que esteja. Além disso, seu colaborador recebe receitas médicas diretamente no celular.

 

 

  • Cuidado com a saúde mental

 

A saúde mental do seu colaborador é outro ponto que merece atenção e quando não cuidada impacta diretamente na produtividade da sua empresa, sendo responsável inclusive pelo absenteísmo. Desanimado, o colaborador acaba faltando muito e quando comparece não consegue entregar como o esperado. Por isso, estar atento à saúde mental das pessoas é peça-chave nesse processo e ofertar o serviço de psicólogos capacitados online é uma boa alternativa para auxiliar o colaborador.

 

 

  • Atenção dentro da empresa

 

Você sabia que a dor nas costas é a principal causa de afastamentos no trabalho? Isso mesmo. E uma importante aliada é a avaliação de ergonomia, quando profissionais capacitados analisam todos os riscos ergonômicos que existem dentro do ambiente de trabalho e até mesmo nos equipamentos utilizados. Além disso, sempre é importante a realização de exercícios durante o expediente, como a ginástica laboral. Outro ponto interessante são os workshops online, especialmente neste período de home office, que é uma maneira de continuar estimulando, mesmo em casa. Mas para que haja uma efetividade, é importante que todas as ações sejam pensadas para cada grupo, analisando de fato o que é necessário para cada equipe.

 

 

  • Já ouviu falar em APS?

 

As clínicas de Atenção Primária à Saúde também podem ajudar sua empresa e seus funcionários. Para quem não sabe, a APS busca melhorar o cuidado em saúde das pessoas. Assim, o paciente é atendido por uma equipe composta por diversos profissionais de saúde como médico de família, enfermeiro, técnico em enfermagem, psicólogos e nutricionistas. A ideia é que a pessoa estabeleça confiança nessa equipe que passará a ter todo o histórico de saúde do paciente, evitando que sejam realizados procedimentos desnecessários que aumentem os gastos e ainda ofereçam riscos para a pessoa cuidada. Um exemplo disso são os exames repetidos, assim quando o paciente não tem uma equipe focada nele, acaba indo em diversos especialistas, colaborando para que o mesmo procedimento seja realizado diversas vezes. A APS é tão efetiva que mais de 80% dos casos trazidos são resolvidos dentro da própria clínica e tudo isso contribui para a produtividade da sua empresa.

 

Vale lembrar que além dessas alternativas ainda é possível criar algo específico para cada empresa, ou seja, cocriar uma solução que atenda seus colaboradores e seus negócios da melhor maneira. Quer saber como? Converse com nosso time comercial!

Compartilhe esse post!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no skype
Compartilhar no reddit
Compartilhar no pinterest

Assine nossa

Newsletter!

Veja os

Destaques

Síndrome de Burnout
Burnout - Organização Mundial da Saúde muda a classificação da síndrome em 2022
Cuidados com a pele no verão
Cuidados com a pele devem ser redobrados no verão.
O médico de família também tem um dia em sua homenagem

Siga-nos nas

Redes!

Fale conosco!

Quer saber mais sobre as nossas soluções de acordo com a sua necessidade?