Blog

Cuidado com a Saúde: Detox digital na quarentena

Detox_Digital_LINKEDIN

Por Helen Karoliny Mezoni Heimfarth Psicóloga | CRP-12/09062
A era digital nos trouxe informação e entretenimento literalmente ao alcance das mãos. Telas como o computador, o celular e a televisão se tornaram as principais ferramentas utilizadas por toda a família na rotina diária da quarentena. Mas você sabia que o excesso das telas pode trazer prejuízos físicos e psicológicos a curto e longo prazo? Que tal começar um detox digital?

Problemas de visão, dores causadas pela má postura por longos períodos, lesões por esforço repetitivo, dificuldade de concentração e ansiedade são alguns dos problemas que o excesso digital pode acarretar. É possível, mesmo em uma época como a quarentena, estabelecer limites quanto ao tempo de exposição a telas durante o dia.

 

Que tal se desafiar a diminuir pelo menos uma hora por dia? Bora desintoxicar?

Paradas estratégicas para um café, chá, água ou simplesmente para se alongar. Essas pausas são fundamentais para nosso cérebro renovar a capacidade de concentração! Faça pausas estratégicas ao longo do dia e sinta a diferença em seu desempenho já na primeira semana.

Acabou o expediente? Nada de pegar o celular logo de cara! Algumas pessoas estabeleceram o ócio frente à tela do celular como uma nova forma de descanso! Mas esse hábito compromete inclusive nossa capacidade de relaxar! Respire! Esteja atento ao que está ao seu redor: que tal preparar algo gostoso pra comer, prestando atenção nos sons, sabores e aromas enquanto prepara? Ou chamar as crianças para montar algum desafio no meio da sala (quanto tempo que você não senta no chão e se diverte sem ter o celular na mão?). Não têm crianças em casa? Arraste os móveis, ligue o som, chame quem mora com você (ou se jogue nessa sozinho) e faça um momento dançante com as suas músicas favoritas.

Aproveitando que os móveis estão fora de lugar: atividades físicas são ótimas aliadas nesse momento. Que tal começar a praticar? Compartilhe com amigos e parentes essa ideia. Cuidar da sua saúde mental e daqueles que queremos bem faz toda a diferença, bora começar um detox digital?

É gestor de RH? Entenda como a AsQ pode melhorar a saúde do seu colaborador. Fale com a gente!

Compartilhe esse post!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no skype
Compartilhar no reddit
Compartilhar no pinterest

Assine nossa

Newsletter!

Veja os

Destaques

Síndrome de Burnout
Burnout - Organização Mundial da Saúde muda a classificação da síndrome em 2022
Cuidados com a pele no verão
Cuidados com a pele devem ser redobrados no verão.
O médico de família também tem um dia em sua homenagem

Siga-nos nas

Redes!

Fale conosco!

Quer saber mais sobre as nossas soluções de acordo com a sua necessidade?