Cuidados com a pele devem ser redobrados no verão.

Cuidados com a pele devem ser redobrados no verão.

Previna o câncer de pele: conheça os cuidados necessários. Saúde da pele em destaque na Atenção Primária à Saúde. Saiba mais com a AsQ.

Câncer de pele não melanoma corresponde a 30% dos casos de tumores malignos no Brasil

Chegou a estação mais quente do ano, e os cuidados com a pele devem ser redobrados.  Segundo o Instituto Nacional do Câncer, o INCA, o câncer de pele não melanoma é o mais frequente no Brasil e corresponde a cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados no país, e  apresenta altos percentuais de cura, se for detectado e tratado precocemente.

Mais comum em pessoas com mais de 40 anos, o câncer de pele é raro em crianças e negros, com exceção daqueles já portadores de doenças cutâneas. Porém, com a constante exposição de jovens aos raios solares, a média de idade dos pacientes vem diminuindo. Pessoas de pele clara, sensíveis à ação dos raios solares, com história pessoal ou familiar deste câncer ou com doenças cutâneas prévias são as mais atingidas.

O câncer de pele não melanoma apresenta tumores de diferentes tipos. Os mais frequentes são o carcinoma basocelular (o mais comum e também o menos agressivo) e o carcinoma epidermoide.

Cuidados com a pele na Campanha Dezembro Laranja

Sobre o assunto, conversamos com o Dr. Mauro Enokihara, Professor Adjunto de Dermatologia da Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo, e Presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Dr. Mauro destacou os esforços da Sociedade Brasileira de Dermatologia para combater a câncer de pele. Ele contou no Podcast AsQ, que o objetivo da campanha neste ano, é não descuidar da proteção contra a Covid-19 e também com a pele.

O mote da campanha é “Adicione mais fator de proteção ao seu verão”, e incentiva que a retomada da convivência seja feita com consciência e precaução. Com o avanço da vacinação e a queda no número de infecções por coronavírus, muitas pessoas vão viajar depois de um longo período de distanciamento. E ao querer aproveitar o “tempo perdido”, podem exagerar no sol e descuidar  da proteção contra a Covid, afinal de contas ainda estamos em um período pandêmico.

Dr. Mauro, destaca ainda que o sol é nosso amigo, tomar sol é bom para a saúde, porém usar protetores solares, roupas com fator de proteção, além de não se expor em horários de risco são muito importantes para evitar o câncer de pele. Além das pessoas que vão para praias, atividades ao ar livre ou piscinas, há também o trabalhador que obrigatoriamente precisa se expor ao sol. Como exemplo, estão os agricultores, os carteiros e muitos ambulantes. Esses profissionais também precisam ter consciência do cuidado com a pele.

Outro ponto, que o Dr. Enokihara trouxe, foi o fato de mesmo sendo raro, pode haver casos de câncer de pele em crianças, as vezes por algum fator genético.  Por isso é importante  atenção ao cuidado, ele explica que se você tem algum sintoma, mas não tem a possibilidade de passar como um dermatologista, procure um clínico mas não fique com dúvidas sobre sua saúde.

Sua saúde inclui cuidados com a pele, por isso fique atento e aproveite o melhor do sol. A AsQ promove e incentiva o cuidado através da Atenção Primária a Saúde .

 

Compartilhe esse post!

Últimas postagens...

Siga-nos nas redes!