Janeiro Verde alerta para o câncer de colo de útero

Janeiro Verde alerta para o câncer de colo de útero

Saiba mais sobre o câncer de colo de útero e a importância da prevenção.

A saúde da mulher é tema da Campanha Janeiro Verde, que tem como objetivo fazer um alerta sobre os riscos e prevenção do câncer do colo do útero.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer – INCA, o câncer do colo do útero é uma doença de desenvolvimento lento, que pode não apresentar sintomas na fase inicial. Nos casos mais avançados, pode evoluir para sangramento vaginal intermitente (que vai e volta) ou após a relação sexual, secreção vaginal anormal e dor abdominal associada a queixas urinárias ou intestinais.

O tratamento para cada caso deve ser avaliado e orientado por um médico. Entre os tratamentos para o câncer do colo do útero estão a cirurgia, a quimioterapia e a radioterapia. O tipo de tratamento dependerá do estadiamento (estágio de evolução) da doença, tamanho do tumor e fatores pessoais, como idade da paciente e desejo de ter filhos.

Se confirmada a presença de lesão precursora, ela poderá ser tratada a nível ambulatorial, por meio de uma eletrocirurgia.

A Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica, promove a Campanha Janeiro Verde para reforçar a prevenção da doença e contribuir com dados sobre os casos no Brasil. No painel da campanha em 2021, a SBOC destaca que o câncer de colo de útero atinge 16 mil mulheres por ano, com uma mortalidade de mais de 5 mil mulheres, sendo o 3º mais comum no gênero feminino.

Em 2018, uma estratégia para eliminar o câncer de útero foi endossada pela Organização Mundial da Saúde – OMS. Entre as recomendações estão a vacinação contra o HPV, vírus do papiloma humano, a realização de exame de papanicolau em pelo menos 30% da população feminina entre 25 e 65 anos, além de acesso a tratamento na fase inicial da doença.

A OMS afirma que as novas diretrizes guiarão o investimento em saúde pública para melhorar os diagnósticos do câncer cervical fortalecendo processos, opções de exame que possam alcançar mais mulheres e prevenir 62 milhões de mortes nos próximos 100 anos.

Diretora da AsQ e Ginecologista fala da importância da Campanha Janeiro Verde

Conversamos com a Dra. Carla Biagioni, ginecologista, obstetra e diretora Técnica da AsQ, sobre a importância da prevenção do câncer de colo de útero.

Blog: Dra. segundo pesquisas esse tipo de tumor é silencioso na sua fase inicial, o exame preventivo – papabicolau, ainda é a melhor maneira de detecção?

Dra. Carla: A única maneira de se detectar precocemente o câncer de colo do útero é realizando o papanicolau, ou seja, a coleta do preventivo.

Blog: Qual deve ser a rotina do exame preventivo?

Dra. Carla: No nosso país, a recomendação é fazer dois exames consecutivos com um intervalo de um ano entre eles. Se os resultados forem normais, é possível passar a fazer o papanicolau a cada três anos.

Blog: Algumas políticas públicas de prevenção ao câncer de colo do útero são aplicadas no Brasil, como a vacinação contra o HPV em crianças e adolescentes, já há um resultado significativo dessa campanha que se iniciou em 2014?

Dra. Carla: No Brasil temos um avanço importante na política de prevenção ao câncer de colo uterino mas precisamos reforçar a vacinação das meninas e adolescentes e meninos para alcançarmos os números que a Inglaterra já alcançou. Lá a campanha acontece desde 2008 e em 2021 o The Lancet publicou os resultados obtidos nesta população e identificou que houve redução de 87% dos casos de câncer de colo uterino. Importante ressaltar que os meninos também precisam ser vacinados assim evitamos a transmissão nas relações sexuais!
O calendário vacinal no Brasil conta com a vacina tetravalente para o HPV e poder aplicada em duas ou três doses dependendo da idade dos meninos e meninas.

Blog: Quais as chances de cura do câncer do colo do útero e da Campanha Janeiro Verde?

Dra. Carla: A chance de cura do câncer de colo uterino é de 90% quando descoberto e tratado precocemente. Por isso é tão importante falarmos sobre a coleta do preventivo e o diagnóstico precoce.

No mês de outubro Dra. Carla Biagioni também falou sobre prevenção do câncer de mama, para acessar esse texto clique aqui. 

Compartilhe esse post!

Últimas postagens...

Siga-nos nas redes!