Janeiro Branco: Como anda a sua saúde mental?

Janeiro Branco: Como anda a sua saúde mental?

Na imagem, vemos uma mulher sentada em um sofá com o semblante de alguém cansada.

O ano começou e com ele a campanha Janeiro Branco, que convida as pessoas a refletirem sobre a saúde mental. O objetivo é prevenir e tratar doenças que geram o adoecimento emocional. Especialmente após um ano cheio de desafios, como foi 2020, é importante ter o olhar voltado para essa questão. E para falar sobre o tema, convidamos a psicóloga Patrícia Sanches da Atenção Integral à Saúde (AIS). Confira!

Por Patrícia Sanches – Psicóloga: CRP 12/12953

Cuidar da saúde mental sempre foi essencial para o bem-estar e qualidade de vida. Neste momento, após um ano de grandes desafios e adaptações advindos da pandemia, esse cuidado se faz ainda mais importante.

Desde 2014, a campanha Janeiro Branco é dedicada à conscientização e à promoção da saúde mental. O mês de janeiro foi propositalmente escolhido por ser um mês que simbolicamente representa um novo começo, momento em que as pessoas costumam refletir sobre a própria vida.

Aproveite o convite para olhar para as suas emoções sem preconceito, acolhendo as emoções “ruins”, como raiva, tristeza e medo. A tendência costuma ser reprimi-las, pois não somos ensinados a olhar para o que sentimos. Então, demonstrar emoções que geram algum tipo de desconforto pode parecer sinal de fragilidade.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), os transtornos psiquiátricos estão entre as principais causas de dificuldades funcionais em jovens. Além das dificuldades em lidar com as situações comuns do dia a dia, os transtornos relacionados à saúde mental elevam o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares e diabetes.

Estudos apontam que o ritmo acelerado no qual vivemos pode contribuir a longo prazo para o desenvolvimento de transtornos mentais como ansiedade e depressão. Por isso, DESCONECTE-SE. Lembre-se de separar uma hora por dia para passear ao ar livre, ler um livro, meditar, tirar uma soneca… dê um descanso para sua mente.

Estar em conexão consigo mesmo é essencial para reconhecer suas necessidades e desejos. Procure se conhecer melhor a cada dia e seja gentil com você e com a sua história! Dê tempo a você para que esse autoconhecimento aconteça. Busque ressignificar aquilo que acontece em sua vida. Você pode escolher a forma que vai lidar com as suas dificuldades.

Saúde mental é coisa séria e precisa de cuidados! Você pode encorajar o diálogo entre seus amigos e familiares referente a esse assunto, tendo empatia e auxiliando alguém que precisa na busca por um profissional de saúde mental.

 

 

 

Compartilhe esse post!

Últimas postagens...

Siga-nos nas redes!