Grupo Boticário na gestão de saúde do colaborador – AsQ Talks 01

Grupo Boticário na gestão de saúde do colaborador – AsQ Talks 01

AsQ Talks 01- A fórmula do sucesso do Grupo Boticário na gestão de saúde do colaborador

Grupo Boticário na gestão de saúde do colaborador é a pauta do primeiro AsQ Talks. Em parceria com a AsQ Mind, a AsQ promoveu um bate papo sobre gestão em saúde com Suelen Morais, Gerente de Saúde Integral do Grupo Boticário .

A ideia do AsQ Talks, como definiu o nosso CEO e mediador André Machado, é trazer pessoas do mercado de saúde para uma conversa sobre gestão, tecnologia, tendências e muito mais.

Suelen, que está há 19 anos na empresa e já trabalhou em diversas áreas de gestão, agora está à frente da saúde corporativa. Para ela, desenvolver seu trabalho é uma inspiração diária, principalmente porque sua filha precisa de atendimento médico especializado. No início de sua fala, Suelen reforçou a importância do cuidado periódico e do acesso qualificado, destacando como isso pode mudar o estado de saúde de uma pessoa.

Destacou ainda que a preocupação do Grupo com a saúde do colaborador é algo que vem desde de sua fundação, um pilar da família. A empresa nasceu há 44 anos e hoje abrange 07 marcas. É um grupo de muito sucesso,  reconhecido pelo cuidado com as pessoas. Além disso, afirma, por exemplo, que a marca investe e desenvolve há 13 anos programas de saúde mental para seus colaboradores. 

Grupo Boticário na gestão da saúde do colaborador

Nosso CEO, André Machado, iniciou a conversa trazendo os números da saúde suplementar no Brasil. Hoje, a saúde suplementar representa 25% da população, e que em sua maioria tem acesso a um plano de saúde, através das empresas que trabalham. Porém, André Machado ressalta que oferecer um plano não significa ofertar saúde. Segundo ele, o número de mortes hoje por doenças crônicas, como diabetes, é maior que casos de Covid ou câncer.

Neste ponto, Suelen acredita que as empresas têm despertado para esse cuidado mais integral, que envolve a saúde preventiva e emocional do colaborador. Além do foco na redução de custos, através da prevenção reduzir a sinistralidade.

A pandemia trouxe o lugar de que a saúde é vital, necessidade de ir além de oferecer o plano de saúde ela tem que ser uma estratégia de negócios, com esse despertar de consciência a gente consegue garantir mais saúde. Cuidado também é conexão, como consequência teremos uma empresa mais produtiva, as entregas das pessoas serão melhores. 

O Grupo Boticário faz a gestão do colaborador como um todo, pois seu ecossistema é completo, vai da indústria até o ponto de venda. Portanto, a estratégia de atuação precisa ser pensada com bastante antecedência para que a execução dos processos aconteça como o planejando. Na gestão de saúde esse planejamento acontece de 3 em 3 anos.

O projeto de Atenção Primária à Saúde do Grupo Boticário

Suelen explicou que desde agosto de 2021, a empresa tem um projeto piloto de Atenção Primária à Saúde.

A atenção primária foi uma das últimas frentes que adotamos. Dentro desta construção temos 3 grandes objetivos, adesão, engajamento e conceder o melhor cuidado, ter a melhor saúde, queremos que os colaboradores tenham a melhor saúde. Frentes voltadas para bem estar e saúde mental, análise de dados, ampliar o atendimento E assim, colocar a empresa como uma marca que entrega saúde, investir em cuidado e saúde também atrai bons profissionais. 

Por ser um projeto piloto, hoje a atenção primária do Grupo Boticário atende 800 pessoas, mas está em processo de ampliação 2.400 vidas. O objetivo, segundo Suelen, é o colaborador acreditar que o time de saúde está do lado dele com um plano de cuidado. Com uma jornada completa, gerando mais saúde e por consequência uma empresa mais produtiva.

Assista ao vídeo completo do primeiro AsQ Talks no nosso canal do YouTube e conheça os outros cases de sucesso do Grupo Boticário na gestão da saúde do colaborador.

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