Análise de dados em saúde e aplicação da informação na gestão e estratégia

Análise de dados em saúde e aplicação da informação na gestão e estratégia

Análise de dados em saúde

A prática mais sustentável e menos desigual no setor de saúde é uma realidade impulsionada pela análise de dados em saúde. No Dia Mundial da Saúde, celebrado em 07 de abril, destacamos esse tema com base no pacote técnico SCORE for Health Data, desenvolvido pela OMS e parceiros.

Esse pacote técnico tem como objetivo ajudar os Estados Membros a fortalecerem os sistemas de dados dos países. Além disso, de aumentar a capacidade de monitorar o progresso em direção aos ODS relacionados à saúde, metas de três bilhões e outras prioridades nacionais e subnacionais de saúde.

Sem dados de alta qualidade, a promessa da Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável da ONU de ‘não deixar ninguém para trás’ simplesmente não pode ser cumprida. Os dados são essenciais para monitorar o progresso em direção aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável relacionados à saúde.

A pandemia do COVID-19 criou uma demanda sem precedentes por dados de saúde de alta qualidade e também destacou muitas lacunas de longa data.  Os sistemas de informação de saúde em todo o mundo hoje estão sendo ampliados como nunca antes. Esses sistemas precisam rastrear o COVID-19 para uma resposta e recuperação eficazes à pandemia. Mas, também devem continuar rastreando e respondendo a outras prioridades de saúde.

Em agosto de 2020, os desenvolvedores lançaram o SCORE, uma solução completa para melhorar a disponibilidade de dados de saúde oportunos, confiáveis e comparáveis. Ele permite acompanhar o progresso em direção às metas de três bilhões e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável relacionados à saúde.

Análise de dados em saúde na realidade do Brasil

Bernardo Rachadel, Gerente de TI na AsQ, explica que nas últimas décadas tem acontecido um processo latente de informatização dos dados. Onde antes tínhamos um cenário de dados em papel, agora temos de forma digital. O gerente destaca que o ganho em termos de escala é um dos pontos importantes dessa transformação, pois consegue transformar um volume grande de dados em informação.

Essa informação é fundamental na gestão e tomada de decisão tanto em termos clínicos, administrativos e estratégicos para a saúde da população. Bernardo afirmou ainda que há projetos de dados tanto na gestão pública como na privada. Ademais, ele cita o RNDS – Rede Nacional de Dados em Saúde, do Governo Federal e na Saúde Suplementar o TISS,  sistema da Agência Nacional de Saúde.

A ANS, define o TISS, Troca de Informações na Saúde Suplementar, como um padrão obrigatório para as trocas eletrônicas de dados de atenção à saúde dos beneficiários de planos. O objetivo é padronizar as ações administrativas, subsidiar avaliações e acompanhamentos econômico. Assim como o financeiro e assistencial das operadoras de planos privados de assistência à saúde e compor o Registro Eletrônico de Saúde.

A AsQ já havia falado sobre a importância da análise de dados em saúde, em um artigo de 2021, 5 tendências para o mercado da saúde. 

Compartilhe esse post!

Últimas postagens...

Siga-nos nas redes!