Análise de dados em saúde, aplicação da informação na gestão e estratégia.

Publicado em:
Análise de dados em saúde

Índice

A análise de dados em saúde não é mais uma tendência, e sim uma realidade para a prática mais sustentável e menos desigual no setor. Neste dia 07 de abril, onde celebramos o Dia Mundial da Saúde, destacamos esse tema baseado no  SCORE for Health Data Technical Package  um pacote técnico para Dados de Saúde foi desenvolvido pela OMS e parceiros para ajudar os Estados Membros a fortalecer os sistemas de dados dos países e a capacidade de monitorar o progresso em direção aos ODS relacionados à saúde, metas de três bilhões e outras prioridades nacionais e subnacionais de saúde.

Sem dados de alta qualidade, a promessa da Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável da ONU de ‘não deixar ninguém para trás’ simplesmente não pode ser cumprida. Os dados são essenciais para monitorar o progresso em direção aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável relacionados à saúde, também permite estar melhor preparados para emergências de saúde e responder a elas de forma mais eficaz.

A pandemia do COVID-19 criou uma demanda sem precedentes por dados de saúde de alta qualidade e também destacou muitas lacunas de longa data . Os sistemas de informação de saúde em todo o mundo hoje estão sendo ampliados como nunca antes. Esses sistemas não apenas precisam rastrear o COVID-19 para uma resposta e recuperação eficazes à pandemia, mas também devem continuar rastreando e respondendo a outras prioridades de saúde.

Lançado pela primeira vez em agosto de 2020, o SCORE é uma solução completa para melhorar a disponibilidade de dados de saúde oportunos, confiáveis ​​e comparáveis ​​para acompanhar o progresso em direção às metas de três bilhões e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável relacionados à saúde.

Mar 1793 Cards Dia Mundial Da Saudecard Feed 02 Mar 1793 Cards Dia Mundial Da Saudecard Feed 03

Análise de dados em saúde na realidade do Brasil

Segundo Bernardo Rachadel, Gerente de TI na AsQ, explica que nas últimas décadas tem acontecido um processo latente de informatização dos dados, onde antes tínhamos um cenário de dados em papel, agora temos de forma digital. O gerente destaca que o ganho em termos de escala é um dos pontos importantes dessa transformação, pois consegue transformar um volume grande de dados em informação.

Essa informação, é fundamental na gestão e tomada de decisão tanto em termos clínicos, administrativos e estratégicos para a saúde da população. Bernardo afirmou ainda que há projetos de dados tanto na gestão pública como na privada. Ele cita o RNDS – Rede Nacional de Dados em Saúde, do Governo Federal e na Saúde Suplementar o TISS,  sistema da Agência Nacional de Saúde.

A ANS, define o TISS – Troca de Informações na Saúde Suplementar,  como um padrão obrigatório para as trocas eletrônicas de dados de atenção à saúde dos beneficiários de planos. O objetivo é padronizar as ações administrativas, subsidiar avaliações e acompanhamentos econômico, financeiro e assistencial das operadoras de planos privados de assistência à saúde e compor o Registro Eletrônico de Saúde.

A AsQ já havia falado sobre a importância da análise de dados em saúde, em um artigo de 2021, 5 tendências para o mercado da saúde. 

 

Compartilhe esse post!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no skype
Compartilhar no reddit
Compartilhar no pinterest

Assine nossa

Newsletter!

Veja os

Destaques

A enfermagem no cuidado integral à saúde
A enfermagem no cuidado integral à saúde
Cláudia Conserva, Diretora de Gente e Gestão da AsQ
Valorização do Colaborador e as ações da AsQ em Gestão de Pessoas.
AsQ Talks 01- A fórmula do sucesso do Grupo Boticário na gestão de saúde do colaborador
Grupo Boticário na gestão de saúde do colaborador - AsQ Talks 01

Siga-nos nas

Redes!